Portugal entre os melhores

Portugal entre os melhores

Portugal entre os melhores do Mundo na arquitectura.

Este mês a dupla de arquitectos Pedro Manuel Araújo e Michael Oliveira conquistou o primeiro lugar no concurso internacional de ideias “Paris – River Champagne Bar”, com o projecto “Le Palais du Champagne”. Promovida pela Architectural Competition Concours d´Architecture (AC-CA) para a melhor proposta arquitectónica para um bar de champanhe próximo ao Rio Sena e à Ponte das Artes.

Este é um dos casos de sucesso entre tantos projectos portugueses que conquistaram júris internacionais. Também a Igreja da Boa Nova, em Cascais, um projecto dos arquitectos Filipa Roseta e Francisco Vaz Monteiro, conquistou no mês passado um prémio internacional de arquitectura promovido pelo IFRAA/AIA e pela revista Faith&Form. O mesmo projecto já tinha vencido o prémio internacional “Abitare il Mediterraneo – L’architettura religiosa per l’integrazione culturale”, pelo Consiglio Nazionale degli Architetti, Pianificatori, Pianificatori, Paesaggisti e Conservatori e pela Consulta Regionale degli Ordini degli Architetti della Sicilia.

Ainda este ano o percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo, em Lisboa da autoria do arquitecto João Pedro Falcão de Campos, foi o grande vencedor do FAD Arquitectura 2014 – Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD).

Em Julho o atelier FORA fundado em Atenas em 2009 pelos arquitectos portugueses João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo, foi o grande vencedor do concurso para a renovação da Praça Central de Plovdiv, na segunda maior cidade da Bulgária.

Óscar da Arquitectura para o atelier português Guedes Cruz

Em Maio o Atelier Guedes Cruz Arquitectos, dirigido pelos arquitectos José Guedes Cruz, César Marques e Marco Martinez Marinho, recebeu em Nova Iorque o prémio do melhor projecto a nível mundial nas categorias Institucional/Saúde e Bem-Estar, no âmbito dos A+Awards, reconhecidos como os “Óscares da arquitectura”, atribuídos anualmente pelo Architizer.

Em Abril o arquitecto português Nuno Montenegro foi um dos premiados com o Plantinum A’Design Award. O projecto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja, do arquitecto português ganhou na categoria A’ Architecture, Building and Structure Design Award 2013-2014.

Duas das escolas secundárias mais bonitas do mundo estão em Portugal

Em Março foi anunciado que duas das escolas secundárias mais bonitas do mundo estão em Portugal. A Escola Emídio Navarro, em Almada ficou em 4º lugar do ranking e a Braamcamp Freire, em Odivelas ficou na 13ª posição, entre 30 escolas de todo o mundo. Esta classificação foi atribuída pelo site norte-americano Best Education Degrees.

Em Janeiro deste ano dos 11 projectos portugueses nomeados para os BOTY’2014 – Edificío do Ano, prémios internacionais da revista de arquitectura ArchDaily, quatro deles saíram vencedores. O Pedras Salgadas spa & nature park do arquitecto Luís Rebelo de Andrade (o Pedras Salgadas spa & nature park foi ainda o grande vencedor na categoria Best Resort dos Travel + Leisure Design Awards, atribuído pela conceituada revista de viagens norte-americana), o Chalé das Três Esquinas do arquitecto Tiago do Vale Arquitectos, o projecto da Escola Secundária Braamcamp Freire, em Lisboa, dos arquitectos Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, do atelier CVDB Arquitectos e o Alcácer do Sal Residences dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus.

Ainda no início do ano o atelier português Saraiva + Associados (S+A) do arquitecto Miguel Saraiva ficou pelo terceiro ano consecutivo no ranking mundial de arquitectura WA100 – World Largest Architecure Practices). O S+A ocupa a 122ª posição no ranking geral e o 5º lugar em África na edição de 2014 da WA100 e é o único atelier português a constar neste ranking.

No final do ano de 2013 o projecto “Enclosing Landscape” da equipa composta pelos estudantes de arquitectura portugueses, Ana Bruto da Costa, Joana Gonçalves, João Moreira foi o vencedor da 3ª Edição dos prémios IS ARCH Awards.

Estes são alguns exemplos de prémios internacionais conquistados pelo talento português na área da arquitectura, o que prova que Portugal está entre os melhores do Mundo.

Partilhar "Portugal entre os melhores" via:

Sem comentarios ainda.

Comente...